Yoshitomo Nara, nasceu no dia 4 de janeiro de 1959 em Hirosaki, Japão, é um artista pop/contemporâneo.
Nara se tornou conhecida no mundo da arte durante o movimento da Artepop dos anos 90 no Japão. Suas esculturas e pinturas aparentemente são simples, já que a maioria dos trabalhos parecem, à primeira vista, ingênuos: geralmente crianças e animais em tons pasteis que lembram cartoons, com poucos elementos ou nada no fundo. Todavia essas crianças que parecem belas e vulneráveis, às vezes têm braços que parecem facas e cerrotes. Seus olhos arregalados demonstram o que pode ser apenas irritação por terem sido acordadas ou manifestação de raiva mesmo.
Nara, entretanto, não vê suus facas e cerrotes com sentido de agressão.
Mesmo assim, muitos têm visto mensagens ocultas nas obras de Nara que, muitas vezes pode representar melancolia, ira, ingenuidade ou revolta.
Atualmente Nara mora e trabalha em Tókio e seu trabalho tem sido exposto no mundo todo. Nara recebeu seu B.F.A. (1985) e M.F.A. (1987) da Universidade de Belas Artes e Música do Distrito de Aichi. Entre 1988 e 1993, Nara estudou no Kunstakademie Düsseldorf, na Alemanha.
Yoshitomo Nara teve quase 40 exposições individuais desde 1984. Ele é representado em Nova York por Marianne Boesky Gallery e em Los Angeles por Blum & Poe.
Ainda não conhece o trabalho do Neo Pop Yoshitomo Nara? É só dar uma olhadinha nas fotos abaixo, aliás, se for possível dar apenas uma olhadinha, dado o efeito hipnotizante das obras de Nara.
Fonte: Wikipédia, images: divulgação.
Postado por Jhonatt Pereira.
Postado por Jhonatt Pereira.








Um comentário:
Adoro o estilo dos artistas orientais. Não conhecia este. Adorei, bem surpreendente o trabalho dele. Abraços
Postar um comentário