quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dica rápida do dia: pentear os cabelos.

Parece uma dica óbvia, mas é exatamente por isso que a maioria das pessoas se esquecem dela e desconhece suas inúmeras vantagens. Os cabelos podem ser comparados aos músculos, eles se modelam como a gente quer. Um exemplo? Vamos citar um corte com franja para o lado, depois de uns meses, não fica difícil mudá-la para o outro lado? O mesmo ocorre com o pentear, o cabelo se acostuma com a condição em que ele é exposto. Se ele só vive embolado em nós, é assim que ele terá tendência em terminar, mas se ele vive desembaraçado, em ordem...

  • Com o cabelo que não está úmido, uma boa opção de escova é a macia de madeira. Elas evitam o frizz e massageiam o couro cabeludo, sendo que isso vale para os cabelos secos e normais. 
  • Já para os oleosos, aprendi uma técnica que realmente ajuda: as pessoas com cabelos oleosos já devem ter chegado à conclusão de que quanto mais se mexe nos fios, mais oleosidade eles produzem, logo, com a escovação não seria diferente. A melhor opção é penteá-los de cabeça para baixo, ou seja, abaixe a cabeça e penteie da mesma forma, de baixo para cima até retirar os nós completamente de depois "faz a Joelma", jogando tudo para trás e só passando a escova de leve para mantêlos em ordem. Dessa forma, a escova não passa diretamente pelo couro cabeludo, mas ainda espalha a oleosidade natural até os fios, evitando que eles ressequem nas pontas.
  • É importantíssimo também sempre pentear os cabelos antes de entrar no banho para que os produtos façam efeito no fio por inteiro, pois se estiverem embolados, o produto acumula nos nós e para por ali, geralmente.


  • É importante que depois do banho, se use, de preferência, pentes de madeira com os dentes um pouco mais largos do que os normais. A escova que possui aquela "almofadinha" só serve para os cabelos secos porque quando ela se umedece, dá brecha à ploriferação das bactérias e isso pode ser passado para o seu couro cabeludo, diferente do pente que é só retirar os fios agarrados e passar água e colocar pra secar.
  • Além da desvantagem acima, desembaraçar os cabelos molhados são um dos maiores aliados à quebra e queda dos fios. Eles ficam mais sensíveis e elásticos. 
  • Se você desembaraçou antes de entrar no banho, fica bem fácil de enquanto aplica o condicionador ou máscara, separar os fios com os dedos mesmo, sendo que essa conduta colabora com a ação do produto e faz com que o pentear pós banho fique nada agressivo aos fios.
  • As escovas devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana. Aprendi que basta colocar uma tampinha de água sanitária ou álcool, dependendo do material dela, para eliminar todas as bactérias. Daí é só dar uma escovada nela entre as cerdas e esperar secar completamente em um local arejado.




Postado por: Paula Amora

Nenhum comentário: