Quando costumo ver matérias de maquiagem pela internet, raramente vejo dicas que servem para peles mais maduras. A maioria, devido a ocupação (filhos, casa, trabalho...), apesar de serem vaidosas, não têm a mesma disponibilidade que temos para ter acesso a esses tipos de informação.
Daí começa o dilema. Gradativamente elas acabam largando grande parte de vaidade delas para trás, porque com o tempo, suas peles foram se tornando cada vez mais inadequadas para os determinados cosméticos que usam desde sua alta juventude.
Vão aí algumas dicas, tanto para as peles maduras e muito maduras, por ordem de preferência minha quanto aos cosméticos (cada um passa na ordem que quiser, né):
- Traços geométricos, acabamentos matte, cores muito pigmentadas
raramente costumam harmonizar nesse tipo de pele. Quando se está muito jovem, costuma-se
querer parecer mais mulher (usa-se batons escuros, traços pesados nos olhos, peles de porcelana, tudo que geralmente nãos se tem naquela idade), enquanto o intuito da mulher mais madura, é
parecer sempre mais jovem e dessa forma, abusar de cores esfumadas, tons
mais pastel e cosméticos com um acabamento mais glow, já que a pele perde um pouco do viço e da elasticidade, que garantem um visual
incrível.
- A preparação da pele é muito importante pra todas as pessoas que querem se maquiar. Existem várias linhas que cuidam das peles maduras, é só escolher. Basta estar com a pele bem lavadinha (para limpar os poros e a pele), tonificada (para fechar os poros e regular a oleosidade e hidratação) e hidratada (para evitar o ressecamento, comum nessa fase, e para a maquiagem fixar melhor).
- Eu acho primer essencial para todas as idades e tipos de pele, no mercado existem um mundo de opções: para pele oleosa, seca, com cor, sem cor, com efeito perolado, com efeito anti-envelhecimento, com efeito lifting, podendo ser usado a noite pra quem gosta de ficar mais natural no dia a dia, e pra toda hora, pra quem gosta de andar sempre armada. Ele elimina boa parte dos principais incômodos femininos, deixando uma pele gentil e evitando o uso de litros de base e corretivo, que costuma envelhecer, além de ser péssimo pra pele e pra quem vê. Ele suavisa linhas, poros, dá uma uniformizada na pele e ainda fixa muito mais a make up, evitando que você derreta durante o evento e termine praticamente de cara lavada (alô nordeste)! Além disso, as peles maduras costumam ter indícios de linhas de expressão e o primer evita que os cosméticos acumulem nessas linhas. Acho os da Benefit incríveis e tem um bom custo benefício, pois duram mais do que o Magix, da Avon, que é uma opção tão boa quanto, porém dura menos, apesar de ser mais barato. Julia Petit usa o Magix para as gravações do Base Aliada, enquanto Victoria Ceridono abusa do duo That Gal e POREfessional, combo com críticas absurdamente positivas de todos que experimentam.
- Não há melhor maquiagem no mundo que adeque ao rosto, se não estiver bem espalhada! Isso vale pra quase tudo e principalmente para as peles maduras. De primer a sombra, o ideal é espalhar bem, a palavra da vez é suavidade!
- Como dito acima, quanto a base, quando achar que já está espalhado o suficiente, espalhe mais um pouco (haha)! É sério, é o mínimo de base para que se tenha uma boa cobertura e o espalhar o máximo que puder. Assim a possibilidades de acúmulo nas linhas diminui muito, além da maquiagem ficar muito mais natural. Para esse tipo de público, as melhores bases são aquelas que dão um brilho bonito, mais líquidas, levinhas (nada de bases expessas, pesadas)... Com essas características é super fácil achar uma boa base que seja coerente com o seu bolso! Tem das baratas às caras, internacionais quanto nacionais! De Chanel à Maybelline, e de Vult à Natura/Boticário.
- O corretivo ideal também é o fluido e que seca após a aplicação, para não deterreter, mas não importa se tiver acabamento matte, pois evita o uso do pó na região, que super envelhece. Em pasta/bastão deixam o look muuito pesado, artificial, sendo que, se não achar nenhum líquido, vá de cremoso. Conheço duas marcas que dão um show de corretivo para peles maduras, o da Renew, de caneta retrátil que ainda dá um up na região com o efeito tensor, compra-se pela revista das revendedoras, e o da M.A.C., que apesar do precinho mais salgado, vale muito porque rende mais, é o Pro Longwear, que pode ser achado na Sacks.
- O blush em creme é a melhor opção para esse tipo de pele. Se for em pó, a melhor opção é aquela em que o blush contenha uns brilhinhos e que seja de partículas ultrafinas, para não pesar, o objetivo é dar aquele efeito mais acetinado/perolado, garantindo o mesmo brilho do blush em creme, que lembra o brilho natural da pele. Esse tipo de blush é facinho de achar e também vai do mais baratinho aos mais luxuosos, como o da Vult que sempre uso quando maquio pessoas de pele mais madura, que custou R$8,00 na Bella Magazine, como o da Maybelline, da Chanel, da Avon, Natura...
- Ainda na pele, um ótimo truque para dar ainda mais juventude à pele, é o iluminador. Ele é utilizado para dar pontos de luz ao rosto, onde você queira ressaltar, por exemplo: pra quem quer deixar o nariz mais arrebitado, aplique um pouquinho na pontinha do nariz, assim como para afinar, no corpo do nariz, no "v" do coraçãozinho da boca para destacá-la, no canto interno dos olhos para clarear, abaixo da sobrancelha para levantar o olhar... Um dos pontos mas importantes, é no "c" entre os olhos, cabelo e as bochechas, na lateral dos olhos, naquele ocinho logo abaixo dos olhos, sabem? É que com o passar dos anos, vamos perdendo o preenchimento das maçãs do rosto, e o iluminador dá uma salientada sutil. Fora que dá pra improvisar com aquela sombra com brilhinhos mais pra cintilante do que glitter, seja rosada, seja champagne ou nude, sabem?
- Nos olhos, primeiramente um primer, para segurar o corretivo e a sombra durante o dia todo. Quanto às sombras, nada de pigmentos ou deniliadores, a menos que muito rente aos cílios e bem gracioso. O ideal é esfumar bastante as sombras e traços de lápis para ficar bem suave, substituindo o deliniador, que ressaltam a flacidez da região, porém, destacando os olhos da mesma forma. Além disso, o ideal é manter a maquiagem só na região superior dos olhos, pois a intenção da gente é sempre trazer o rosto para cima, né? Nunca para baixo! E passar a maquiagem para os cílios inferiores faz com que os olhos fiquem caidinhos ou até mesmo dar uma impressão de olheiras. Existem sombras com efeito lifting também, como as da Renew, da Avon, que são ótimas. É bom lembrar também que as sombras cintilantes surtem um efeito muito mais positivos às sombras matte.
- Sem restrições quanto ao rímel preto ou marrom, apenas evitar passar nos inferiores e não pesar a mão demais (o que fica feio em qualquer idade). Vale até postiços para uma ocasião especial!
- Na boca, pra ficar com aqueles lábios lisinhos, é bom fazer uma esfoliação e depois passar um lipbalm ou hidratante labial! A esfoliação se dar passando um hidratante labial e esfregar suavemente uma toalhinha molhada, para retirar as células mortas e pelinhas, e depois hidratar. Existe também um leque de opções em todas as marcas, inclusive nas farmácias como o bepantol, que ainda pretendo fazer um post sobre, é recomendado pra quem usa Roacutan (aquele remédio para a pele com espinhas, que resseca muito a boca), ele é barato, rende muito e é o melhor hidrante que já usei, mas como a boca fica um pouco esbranquiçada, prefiro usá-lo antes de dormir, com uma camada bem generosa, e acordo com a boca lisiinha (mas tem que fazer a esfoliação, hein? Porque ele deixa uma película na boca!). Durante o dia vale aqueles hidratantes labiais mesmo, da Renew, Chronos, Boticário... Mas eu gosto mesmo são dos internacioanais (não é falta de patriotismo, eles são melhores e mais baratos)! O carmex, nuxe, chapstic saem por volta de uns 3 dólares, dão cor de saudável na boca, dá um geladinho e hidratam MESMO, até os da M.A.C. saem barato no exterior, e são excelentes! Mas enfim, com uma manutenção labial em dia, a restrições dos batons são menores, além de existirem várias marcas com efeito plump, que fazem os lábios parecerem maiores e mais preenchidos! Só não recomendo os muito mattes, que ressaltam as linhas da boca. Cores suaves são as melhores, em todas as nuances!
- Como observações, não acho bacana preencher demais a sobrancelha, quissá uma marcadinha muito de leve se for ela for falha, pois pesa no rosto. Acho que não fica muito bacana também rímel e deliniadores muito coloridos ou neón. Dá pra brincar com a moda e cores de forma mais delicada.
Bom, espero que tenham gostado, qualquer outra dúvida, é só comentar que a gente faz o possível para esclarecer!
Coloquei a foto da Meryl Streep porque acho ela um exemplo de mulher madura. Sabe valorizar a beleza enorme que existe nessa fase da mulher sem se render aos procedimentos cirúrgicos que as mulheres insistem em fazer e que tiram toda a personalidade do rosto! Obviamente que ela se cuida com ótimos cremes e procedimentos estéticos (peelings, massagens...), mas se aceita da forma que é e reconhece todo o valor que tem! Eu quero envelhecer com dignidade como ela e como muitas outras divas aí, quero virar vovó, sabe? É a ordem natural das coisas, gente! E o natural, quando se fala de viver, é sempre mais bonito!
Vi um depoimento de Diane Von Fustenburg que disse: “Minhas marcas de expressão são minha vida, e fico feliz de olhar o
passado e ver que vivi e me diverti. Por que eu iria querer apagar essas
marcas? Sei que muitas pessoas olham para mim e pensam ‘ela deveria
fazer alguma coisa nesse rosto!’, mas não ligo. Outro dia recebi lindas
rosas, que deixei na minha mesa. Uma semana depois, elas já não estavam
mais tão lindas, tinham manchas marrons e estavam caídas. Fiquei olhando
para elas um tempo e cheguei a conclusão que… mesmo assim, elas ainda
eram lindas rosas! E é isso. Prefiro ser uma rosa velha que uma rosa de
plástico”.
Não é demais?
Não é demais?
Postado por: Paula Amora
Nenhum comentário:
Postar um comentário